quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Dia de Madiba!!!


Ola meninas,

Hoje vou falar de algo que não tem nada a ver com moda, mas sim com lição de vida.
Quem me conhece sabe que sou fã de carteirinha do grande Nelson Mandela, e por causa dele e da história do país fui estudar inglês na Africa do Sul em 2007.
Pois então, quero postar hoje minha homenagem para este homem incrivel, humano, sonhador, idealizador.
Para quem não sabe, hoje, dia 11 de fevereiro é celebrado na Africa do Sul os 20 anos da libertação do líder anti-apartheid Nelson Mandela.
Esta data é um marco não só para ele, mas para o mundo. Data esta devemos reavaliar nossas atitudes.
Apesar de todo sofrimento, o apartheid  veio abrir os olhos do mundo, não só para o racismo, como para todo tipo de preconceito.

Meu período na Africa do Sul foi de intensas emoções. Lá é possível se ver um brilho a mais no olhar das pessoas, principalmente daquelas que ficaram exclusas da sociedade durante anos só por não serem brancas.

A alegria das pessoas, mesmo diante da pobreza é incrível. Pois apesar de ainda passarem necessidades elas são livres.
Liberdade!!! A palavra que é símbolo do fim deste movimento tem um significado a mais.
Ser livre é poder ir e vir em qualquer ponto da cidade sem se deparar com placas como as de trânsito dizendo: Proibido circulação de Negros.
O prazer de um dia de praia, de poder apreciar o por do sol, sentando na area, tendo a tranquilidade de saber que não será preso.
Poder trabalhar na cidade e não nos guetos, ir a um supermercado ou padaria sem repressão.
Atos comuns do nosso dia a dia que eram impossíveis para os negros daquele país.

Na Cidade do Cabo, onde morei, fiz boas amizades, escutei lindas estórias, e principalmente, passei a admirar mais Nelson Mandela, pela coragem e amor a sua raça.

Parabéns Madiba!!!!


UM POUCO DE HISTÓRIA
Vinte anos depois da libertação de Mandela, e sob a presidência de Jacob Zuma, a África do Sul é uma democracia vibrante, mas ainda tem milhões de pessoas vivendo na pobreza e buscando uma liderança capaz de confrontar os problemas econômicos.
A libertação de Mandela em 11 de fevereiro de 1990, após 27 anos nas prisões do apartheid, colocou em marcha uma transformação política que culminou com a história eleição multirracial de 1994 e com a posse do próprio Mandela como primeiro presidente negro do país.

2 comentários:

  1. Parabens ao grande Mandiba!!!! Quanto mais lemos sobre este notavel homem, mais o amamos....... Até mais bafama!!!!!!!!!!!!!!!

    Nilton santos rj

    ResponderExcluir

Lola Maria Lingerie