segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Corset Passion!!!


"A Fruit de la Passion acaba de lançar a linha Corset Passion, inspirada nos antigos espartilhos do século XVI.

Peça obrigatória no vestuário feminino daquela época, o espartilho tinha como objetivo manter a postura e dar suporte aos seios. Já que as mulheres não podiam mostrar outras partes do corpo, o espartilho elevava os seios para cima do colo, para ser mostrado mesmo, pois eram um sinal de que os seios poderiam amamentar muitos filhos como queriam os homens da época. O tornozelo à vista era sinal de vulgaridade, mas parte dos seios à mostra, sinal de virtude, fertilidade.

A monarquia francesa foi a que mais se utilizou desta peça. Com o glamour da época do rei Sol, como era chamado Luis XV, sua esposa Maria Antonieta foi a mais adepta desta moda. Assim, contagiou toda a corte francesa com a moda e em seguida, todas as cortes européias. Neste período os espartilhos eram feitos com tecidos pesados e engomados, estilo tapeçaria, reforçados com junco e cordas engomadas.

A partir do século XIX, com a invenção dos ilhoses que permitiam amarrações nas costas e barbatanas para dar firmeza às peças, os espartilhos ganhavam mais uma função: o de reduzir a cintura, que ficavam minúsculas. A rainha Vitória da Inglaterra foi a precurssora destes novos espartilhos.

No início do século XX os espartilhos ficaram em desuso, quando foi inventado o soutien. Mesmo assim, muitas musas das décadas de 20/30/40 ainda usavam-nos como peça chave de sedução. Nos anos 60, com a revolução feminista e a queima de soutiens em praça pública, o espartilho também foi considerado um símbolo da opressão à mulher.

E finalmente, após anos guardado, o espartilho voltou. Na década de 90 Madonna relança esta peça do vestuário de uma maneira completamente nova e até futurista. Hoje, famosas da TV, teatro, cinema, editoriais de revistas, ensaios de moda, shows desfilam com algum exemplar desta glamourosa peça.

E já tem até um grupo de mulheres que pratica o chamado laço apertado, ou tight lacing, uma técnica de apertar o corset gradativamente, com a finalidade de perder medidas da cintura, manter a coluna ereta e ainda, elas acreditamque a pressão no estômago diminui a fome, ajudando na dieta.

Com as barbatanas de hoje, firmes mas flexíveis e a utilização de tecidos mais modernos, o espartilho ficou mais leve do que no começo de sua criação, oferecendo vantagens de pressionar apenas as áreas estratégicas. Para modificar cinturas e postura, só com o uso diário e prolongado. As reduções de medidas variam entre 5 e 12 cm, se as amarrações forem bem pressionadas.

Dicas de filmes onde o espartilho aparece como peça cotidiana das mulheres: Coco Chanel; E o vento Levou e Maria Antonieta" **

** Texto: Blog da Fruit

Confira as pecas que ja chegaram na Lola Maria Lingerie:




O

Um comentário:

  1. Ivna, quando fui ao seu orkut parabenizá-la pelo bebê, me deparei com o endereço do blog de sua loja. Então, entrei aqui e fiquei encantada com este espaço chique e sexy. Parabéns pelo blog! Um dia visitarei sua loja, assim que possível. Ficou tudo muito lindo. Tenho estado sumida, nem a Úrsula estou vendo mais, todos na correria. Vou colocar seu blog nos meus "favoritos". Gosto quando me deparo com coisas de bom gosto. Quando tiver um tempinho, passe no meu site de pinturas também. É um simples portifólio, é que estou apenas começando: http://www.wix.com/izabelpariz/artes.
    Sucesso pra vc!
    Bel

    ResponderExcluir

Lola Maria Lingerie